Quem sou eu

Minha foto
Sou casado com uma grande mulher, Layne e temos um filho lindo, Misael (presente de Deus. Sou pastor no Ministério Reinando em Cristo em Barreiras-BA

sexta-feira, 22 de julho de 2011

DISCIPULADO

PORQUE EDIFICAR DISCÍPULOS?

Tenho sido questionado sobre a origem do discipulado, e o que me preocupa não é o questionamento mas, as pessoas que o fazem. Elas já estão em discipulado a tempos e infelizmente ainda não compreenderam a importância desta ferramenta que Jesus tanto insistiu para que os discípulos aprendessem e praticassem até que Ele volte. Chegaram ao ponto de dizer que "esse negócio de discipulado é coisa inventada por americanos". Não! Foi inventada por Deus!

Pois bem, quero lhes trazer resumidamente pelo menos três motivos bíblicos para edificarmos discípulos.

I. VELHO TESTAMENTO
Este conceito de compartilhar com outros o que Deus está compartilhando com você tem séculos de idade. Moisés abriu o seu coração com Josué. Mas a idéia de compartilhamento para Moisés não era comum. Por isso Deus estabeleceu um padrão de instrução, quando ordenou a Moisés que compartilhasse a sua vida com Josué, em Deuteronômio 3.28 "Portanto, dê ordens a Josué, fortaleça-o e encoraje-o; porque será ele que atravessará à frente deste povo, e lhes repartirá por herança a terra que você apenas verá".
Moisés deveria ministrar ao seu aprendiz, Josué, tudo o que Deus lhe estava ensinando. Isto significou um investimento de muito tempo a Josué, tempo este em que ele aprendeu por observação e conversa pessoal. Moisés, o servo de Deus, tornou-se um canal humano para levar Josué a ser um servo de Deus.
Por que Deus precisou ordenar a Moisés que se afastasse do padrão de ministração a milhares, para tocar apenas uma só vida? Porque a tendência natural do homem é ver as necessidades de muitos em massa, em vez de ver o potencial de uma só vida rendida à completa vontade de Deus. Como disse certa vez Sam Shoemaker: "Os homens não são lavrados por atacado, da massa medíocre, mas um por um."
Elias também tinha discípulos, em uma escola para jovens profetas. Através desse grupo, Deus iria trabalhar, para acarretar reavivamento ou julgamento a Israel. Entre eles estava Eliseu, jovem que tinha o coração como o de Elias. Ele vira os milagres e o poder de Deus manifestados através dos braços fortes de Elias. Através de disciplina e de participação na visão, Eliseu aprendera a pedir coisas ousadas de Deus.
Há outros exemplos veterotestamentários de uma pessoa investindo a sua vida na vida de outra pessoa: Davi e seus valentes; a forma como os patriarcas treinaram os seus filhos; que, por seu turno, ensinarão os seus (Dt. 4.9; e 6.6-9). Esta ênfase no relacionamento entre mestre-aluno lançou o alicerce para o ministério de discipulado no Novo Testamento.

Concluiremos os outros dois motivos na próxima.

Pr. Béccoh Carvalho

3 comentários:

  1. A pergunta não devia ser porque edificar discípulos, e sim para que edificar discípulos? Alguns não querem discipular e outros não querem ser discipulados. Quanto a palavra edificar discípulo, significa levantar,erguer,construir alguém a se tornar parecido com o modelo de seu seguidor, de preferência o de Jesus Cristo. Afinal de contas, temos que ser discípulos de Jesus e não de Alguém qualquer, sem personalidade, sem caráter, e sem vida. Tudo na vida tem um preço a ser pago e muitos, quando começam a calcular esse preço, começam achar que ele é muito alto e não deve ou não pode pagar, pois esse preço requer abnegação, entrega e morte. Quantos estão dispostos a pagar esse preço? Talvez poucos. Pr. Béccoh, creio eu que um dos maiores problemas não é o discipulado e sim o discipulador que também um dia foi discipulado ao longo dos anos de maneiras equivocadas causando descréditos no que é verdadeiramente discipular. Sinto muito! O verdadeiro discípulo se parece com o discípulo citado acima, estou falando do discípulo de Moisés que foi Josué. O próprio Deus reconheceu tanto o discipulador como o discípulo, Dizendo: "Assim como eu fiz com Moisés, assim Eu farei contigo(Josué)". Realmente muitos estão no discipulado há muito tempo e ainda hoje não compreenderam e talvez não compreenderão e nem crerão, como disseram acima. "É coisa inventada por americanos". Não é fácil, talvez este não esteja disposto a pagar o preço. Pastor, estás de parabéns pelo assunto colocado, que é de suma importância nos dias de hoje. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cláudio por seu comentário.
    Eu quero aqui apenas afirmar que o "porque" deve vir antes do "para que".
    Se eu te perguntar "porque" você é policial? Certamente você responderia - Sinto que esta é uma aptidão natural, eu nasci pra isso, e eu gosto. E se eu te perguntar "para que" você é policial? Você poderia responder - para dar proteção à população. Simples respostas mais com significados bem definidos.
    Quando Jesus em Mt. 28.19-20, lhes entrega a Grande Comissão, alguém como Pedro talvez, poderia ter dito: Não precisa Senhor, o grupo já está fechado, não cabe mais ninguém! "Para que" isso agora? E Jesus lhe responderia - Não é "para que" mais "porque". Porque o testo se referi ao "serviço" (missões, evangelismo), o "para que" só vem depois quando Ele diz: "Ensinando-os a guardar". Devemos evangelizar "para que"? Para depois ensinar a guardar. Primeiro devo justificar a ação, e só depois executá-la.
    Amo você!
    Um grande abraço!
    Pr. Béccoh Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Beco no texto acima você diz que sua preocupação não é o questionamento e sim as pessoas que o fazem, certo? foi delas que eu me referir e não do discipulado em si. Em questão do "porque" e "pra que", pois os dois caminham juntos. Quando os discípulos receberam a grande comissão eles sabiam o "porque",pois eles foram chamados ou escolhidos pelo nome para uma grande missão em que eles seriam capacitados para tal, eis aí o porque. O "pra que" eles também logo saberiam que eram ser pescadores de homens para o crescimento do reino que havia sido implantado, eis ai o pra que, e isso só durou 3 anos. Todos nós servos de Deus já sabemos o "porque" e o "pra que" não há mais duvidas que é missões e evangelismo. Quem não sabe são aqueles que estão iniciando a sua vida no reino. Essas pessoas que já estão a mais de 30 anos na igreja e ainda estão questionando, já era tempo de ter a convicção disso, elas estão questionando não a nós mais as palavras de jesus, na verdade essas pessoas não sabem nem o porque da sua existência e nem o porque da sua salvação. Como entender discipulado? Você fez uma ótima comparação com o exemplo de eu ser um policial, pois entendi completamente o sentido das palavras citadas acima. Te Amo!

    ResponderExcluir