Quem sou eu

Minha foto
Sou casado com uma grande mulher, Layne e temos um filho lindo, Misael (presente de Deus. Sou pastor no Ministério Reinando em Cristo em Barreiras-BA

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PORQUE EDIFICAR DISCÍPULOS

Continuação...
II. O MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS
O segundo motivo para edificarmos discípulos é o ministério público de Jesus. Este tomou pelo menos quatro abordagens: Pregação, ensino, cura e realização de milagres. Não nos deteremos nestas abordagens, pelo simples fato da igreja histórica e contemporânea já terem dado muita enfase nas mesmas.  porém, tem-se esquecido da importância e enfase no ministério privado de Jesus.
Foi muito estratégico o ministério privado de Jesus, foi tão simples que tem passado despercebido como princípio de missão eclesiástica. A dedicação coercitiva de Cristo era edificar discípulos que multiplicassem a mensagem de sua vida, morte e ressurreição por todas as nações. Ele disse:

"Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.  ​Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ​ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mt. 28.18-19.

Se quisermos copiar todo o ministério de Jesus, a igreja precisa se estender tanto em evangelização quanto no estabelecimento dos convertidos. Enquanto os convertidos crescem, eles também podem ser ensinados como equipar e treinar outros crentes, que, por seu turno, alcancem outros através do processo de multiplicação espiritual.
Ganhar almas não é fazer discípulos; mas ganhar almas é importantíssimo, se os discípulos visam se tornar aptos a se reproduzirem na vida dos outros. Evangelização é o primeiro na cadeia de multiplicação espiritual.
As igrejas que têm dado uma ênfase exagerada a batismo e programas ou têm uma preocupação indevida com a "qualidade de membros" precisam reconsiderar a ordem de Cristo para fazer discípulos. Salvar almas e edificar discípulos são duas inseparáveis na Bíblia.

III. FAZER DISCÍPULOS É POSSÍVEL
Fazer discípulos não tem grau de prestigio, muito menos categoria denominacional; mas os resultados são sempre melhores do que qualquer um já experimentado por mim em mais de vinte anos de trabalho com o povo em igrejas. E também que este deve ser a resposta de muitos pastores. Há muitas razões para isso.

Discipular é uma das maneiras mais estratégicas para se ter um ministério pessoal e visionário. Isso pode ser feito em qualquer tempo, por qualquer pessoa, em qualquer lugar e entre qualquer grupo etário.

Discipular é o mais flexível dos ministérios. Visto que não precisa ser executado dentro de qualquer esquema cronológico ou estrutura organizacional, o fazedor de discípulos pode ser extremamente flexível.

Discipular é a maneira mais rápida e mais segura de mobilizar todo o corpo de Cristo para evangelizar. O alvo de discipular não é apenas conseguir mais discípulos, porque um clube composto de almas salvas logo morrerá sem uma eficiente penetração no mundo perdido. Uma das formas mais rápidas de aumentar o número de batismos e aprofundar a qualidade de vida dos que são alcançados para Cristo é o discipulado. Fazer discípulos de todas as nações torna-se tanto um resultado da evangelização quanto uma forma de realizar a evangelização do mundo.

Discipular tem um potencial de mais longo alcance para produzir frutos do que qualquer outro ministério. O Senhor deseja que sejamos arraigados e edificados nele, e estabelecidos na fé. "nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças." Col. 2.7. Isto exige tempo e interesse. Interesse pelo povo é o componente essencial. O seguimento é feito por alguém, e não por algo.

Discipular propicia à igreja local maduros líderes leigos centralizados em Cristo e orientados para a palavra. Os "esquentadores de bancos" ou "cadeiras", são muitos; os trabalhadores são poucos. os trabalhadores são produto de discipulado feito na igreja e orientado pelo Espírito Santo. A edificação na vida de outros é o plano de Deus para o levantamento de novos diáconos, professores, e outros líderes da igreja. Quando os membros da igreja forem discípulos multiplicadores semelhantes a Cristo, haverá um brado de louvor por parte da liderança e de toda a igreja.

Concluindo, vimos que edificar discípulos é o que desenvolve os futuros líderes da igreja. Como, portanto, podemos acelerar o treinamento de liderança de forma a estar preparados para o futuro?
O evangelismo é o meio para se fazer convertidos, e o campo de treinamento para discípulos em desenvolvimento. Quando a igreja exala discípulos, inala convertidos; desta forma, ela cresce. O discipulado é a forma mais rápida de multiplicar líderes que apressarão tanto a evangelização quanto o discipulado.

Por Pr. Béccoh Carvalho
Texto de K.Bruce Miller
Adp. por Pr. Béccoh Carvalho

Um comentário:

  1. "Aquele que toma a sua cruz, caminha por uma estrada de sentido único para nunca mais voltar".

    ResponderExcluir